1.12.2021

Sessão de Autógrafos do Projeto Escritor Mirim acontece no Colégio São Carlos

Os alunos das turmas de 1º ano do Colégio São Carlos participaram do Projeto Escritor Mirim, que visa incentivar a leitura e a escrita nas crianças. Neste ano, com o tema “Cada história, uma aventura”, os participantes vestiram-se de heróis e heroínas, produziram uma foto do personagem utilizado na fantasia e escreveram uma história sobre. Essa produção virou um livro, que foi autografado pelo escritor no Teatro São Carlos e entregue aos familiares como lembrança do projeto.

Os alunos foram estimulados a expandir a criatividade através da leitura e escrita de contos, resgatando personagens infantis e praticando a escrita através da imaginação, parte importante durante o processo de alfabetização. Nesse período, cada palavra, símbolo e imagem é considerada uma grande descoberta para as crianças, que criam histórias a partir do que experienciam.

“As crianças se fantasiaram com seus personagens preferidos para criar lindas histórias, cada personagem em uma aventura. Assim, o projeto possibilitou conhecer a grande importância da leitura e escrita, compreender as diferentes formas de ver o mundo aos olhos de uma criança. Perceber que a imaginação nos transforma em protagonistas da nossa própria história”, comentou a Professora Bruna Borges, envolvida no projeto.

Incentivar a leitura auxilia no desenvolvimento intelectual e emocional, e deve ser trabalhada em sala de aula desde a infância. Além disso, enriquece o vocabulário, aumenta a criatividade e auxilia na diminuição do estresse. Incentivar a leitura e escrita também é um ato de amor.