11.10.2022

Scalabrini: um Santo para o Mundo

No dia 09 de outubro, João Batista Scalabrini, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, foi proclamado Santo em uma Missa realizada pelo Papa Francisco, no Vaticano. Scalabrini é conhecido “Pai dos Migrantes” por ter fundado a sua Congregação como forma de dar assistência e servir aos migrantes, que por sua vez, passavam necessidades ao migrar para as Américas por volta de 1887.

Da missão de Scalabrini, surgiram diversos frutos, que são colhidos até hoje nas obras Scalabrinianas pelo mundo. Entre elas está a AESC (Associação Educadora São Carlos) responsável por manter o Colégio São Carlos e outros empreendimentos nas áreas da Saúde, Educação e Responsabilidade Social.

Em homenagem a este momento, durante a última semana, aconteceram ações para lembrar o legado deixado por Scalabrini.

A Campanha Solidária, arrecadou alimentos e livros de leitura que serão destinados ao CAM (Centro de Atendimento ao Migrante) e a Pastoral do Migrante;

Vestidos com roupas semelhantes às de Scalabrini, alunos do Grupo de Jovens passaram nas salas de aula para conversar com os colegas sobre a sua história e refletir sobre as diversas formas de ajudar e acolher o próximo;

Os 5º anos participaram de uma ação externa, entregando marca páginas com a oração de Scalabrini e uma frase dita por ele aos transeuntes dos arredores do Colégio;

O Happy Hour “Scalabrini: um Santo para o Mundo” foi a culminância das ações, onde aconteceram apresentações dos alunos, com participação especial do CAM (Centro de Atendimento ao Migrante) e Pastoral do Migrante, com venda de artefatos produzidos por migrantes e para finalizar, a benção do Padre Leonardo Pereira.

Desejamos que o carisma e os valores Scalabrinianos sigam sendo perpetuados por todos nós como forma de manter vivo o seu legado e a sua história.