21.5.2024

Por que as aulas de musicalização são tão importantes?

Por que as aulas de musicalização são tão importantes?

Por meio de ritmos variados, a musicalização permite que os estudantes compreendam o ritmo, trabalhem a concentração além de ampliar seu repertório criativo e cultural.

Em um cotidiano de muita exposição a telas, estar focado no momento presente é essencial. Por isso, as aulas de musicalização trabalham tanto a concentração, a fim de manter os pequenos focados e concentrados no momento presente, evitando distrações e/ou pensamentos intrusivos.

Desenvolver a Musicalização desde a primeira infância, por meio de instrumentos e ritmos variados, além de promover diversos estímulos neurossensoriais, também é uma forma divertida e lúdica de aprender.

Musicalização é uma das atividades que desperta o reconhecimento e a sensibilidade a sons e a ritmos, colocando a criança como cocriadora de conhecimentos sobre esse tema. O grande objetivo da musicalização na educação é estimular as habilidades sociais, emocionais, físicas e psicológicas de maneira lúdica.

Além disso, ela também contribui diretamente com o desenvolvimento da inteligência emocional. Portanto, a musicalização é uma ferramenta complementar que oferece ganhos para a criança, pois desenvolve a área frontal do cérebro de forma a ter melhor raciocínio lógico e abstrato.

A música integra corpo e mente, possibilitando ao estudante seu reconhecimento como ser humano, seu posicionamento diante dos demais e também sua relação nos espaços que ocupa.

Últimos Posts