24.6.2024

Muito mais que Festa Junina - aprendendo sobre os Santos

Muito mais que Festa Junina - aprendendo sobre os Santos

Data muito aguardada do mês de junho, a Festa Junina é acompanhada pela celebração dos Santos Católicos que regem o mês de junho: São João, São Pedro, Santo Antônio e São Paulo. Buscando compreender a importância de cada Santo para a Festa, os estudantes do2º ano do Ensino Fundamental do Colégio São Carlos realizaram pesquisas sobre cada um.

A Festa Junina é considerada uma herança trazida pelos portugueses durante o processo de colonização, inspirada nas grandes festas europeias. Junto a ela, os festejos pelos Santos do mês de junho são celebrados com muita música, comida boa e diversão.

A professora da turma 24, Maira Maschio, comenta sobre o projeto realizado:

“As festas juninas são repletas de símbolos, cores, danças, músicas e gastronomia. Os estudantes dos 2ºs anos, através da vivência Cristã-Scalabriniana, aprofundaram seus conhecimentos sobre os Santos Juninos: Santo Antônio, São João Batista, São Paulo e São Pedro. Coma história de vida de cada Santo, perceberam a importância das festas também como forma de manifestação de fé, oração e valores.”

Santo Antônio, como ficou conhecido após sua entrada no Seminário Franciscano, se dedicou ao bem e a pregação da palavra de Jesus. Seu dia ficou marcado em 13 de junho, dia de seu falecimento. Conhecido como Santo Casamenteiro, carrega o menino Jesus em seus braços, com o testemunho de ter tido visões de Cristo em suas orações.

São João Batista, celebra sua festa em 24 de junho. João ficou conhecido por batizar os pecadores através do arrependimento dos pecados e foi consagrado a Deus ainda no ventre materno. Recebeu o nome de João Batista, por ser aquele que batiza.

São Pedro e São Paulo dividem a mesma data, dia 29 de junho, como forma de homenagear a ambos, uma vez que foram líderes das primeiras comunidades e testemunhas da fé e martírio de Cristo. Também são considerados pilares da Igreja Católica, como observou o Papa Bento XVI “a tradição cristã sempre considerou São Pedro e São Paulo inseparáveis: na verdade, juntos, representam todo o Evangelho de Cristo”.

Entender a importância dos Santos para a fé católica auxilia no alicerce construído através da educação fundamentada em valores Scalabrinianos.

Últimos Posts