24.8.2023

Itinerários Formativos para o Ensino Médio

Os Itinerários Formativos fazem parte da grade curricular do Novo Ensino Médio, que tem por objetivo permitir aos estudantes aprofundar os conhecimentos em uma, ou mais áreas do conhecimento, de acordo com o seu interesse.

O Colégio ESI São Carlos oferece três Itinerários: Escrita Criativa, Empreendedorismo e Práticas Gastronômicas.

Em Escrita Criativa, ministrada pela Professora Camila Cavion, os alunos buscam praticar os diferentes formatos de texto e análise. Durante o primeiro semestre, os resultados das buscas, explorações e criações textuais foram compilados em uma revista!

A Revista ECOA, criada pelos alunos durante o Itinerário, traz depoimentos de pessoas que passaram pelo ESI São Carlos, curiosidades e espaços pouco conhecidos e explorados no Colégio.

Empreendedorismo, orientado pela Psicóloga Kiona Luzia Laurindo, busca ajudar os alunos a entender o que significa o “ser empreendedor”. Por meio de palestras e momentos de conversas com empreendedores de diversas áreas, eles compreendem diferentes trajetórias e possibilidades dentro desta área de atuação. Também são realizadas visitas técnicas à diferentes empresas tradicionais caxienses.

O itinerário de Práticas Gastronômicas, ministrado pela Professora Viviane Finardi, oferece aos alunos conteúdos como: manuseio correto de utensílios de gastronomia, elaboração de pratos, técnicas básicas de cozinha, como a diferença entre métodos de cozimento e a forma correta do preparo de cada alimento.

Os estudantes colocam a teoria em prática no Restaurante Madre Assunta, localizado dentro do Colégio.

Unindo teoria, prática e vivências, os estudantes do Colégio ESI São Carlos aprendem de forma objetiva e se preparam para ser protagonistas do seu projeto de vida!