6.9.2021

Entenda a história por trás do 07 de Setembro

O dia 7 de setembro marca uma data de grande relevância para os brasileiros: o dia em que a independência do país foi decretada, tornando o Brasil uma nação autônoma.

Além de ser feriado, a dia relembra um importante momento para o país. A professora de História, Karen Regina Rossato Prigol, explica: “o dia 7 de setembro é uma data histórica que se refere à Independência do Brasil, proclamada por Pedro de Alcântara, que se tornaria D. Pedro I a partir de 1822. Nese dia, Dom Pedro recebeu uma carta cujo conteúdo afirmava que o Brasil voltaria a ser uma colônia, e que ele (D. Pedro) deveria voltar imediatamente a Portugal. Foi nesse contexto que a célebre frase foi proferida: ‘Independência ou morte!’.”

Ainda, segundo a professora, após três séculos de colonização e exploração, o Brasil rompeu os laços políticos e econômicos com Portugal. O reconhecimento da independência, por parte de Portugal, aconteceu somente em 1825, mediante o pagamento de uma pesada indenização.

Durante os dias que antecedem o feriado, nossos alunos participaram de aulas e atividades com o objetivo de educar sobre o período. Ensinar aos alunos o significado do feriado de 7 de setembro auxilia na valorização da história do Brasil, e o ESI São Carlos (Colégio São Carlos) busca sempre ensinar qual é o papel individual dos alunos no mundo globalizado, investindo para que sejam formados cidadãos engajados na evolução da sociedade, bem como do país em que vivemos.