22.9.2021

Confira as atividades da Semana Farroupilha no ESI São Carlos

Na semana que contemplou os dias 13 a 17 de setembro, o ESI São Carlos (Colégio São Carlos) comemorou a Semana Farroupilha, ressaltando a tradição gaúcha através da valorização dos hábitos, vestimentas, símbolos e costumes da cultura, abordando o Dia do Gaúcho e a Guerra dos Farrapos.

Os alunos participaram de momentos como o hasteamento e do arriamento das bandeiras, cantaram o Hino do Rio Grande de Sul e participaram de eventos, como o “Jeito Gaúcho de Ser”, que contou com a presença dos pais nas apresentações. Tanto professores quanto alunos puderam utilizar pilcha, a indumentária gaúcha, composta por vestidos, camisas e calças tradicionais.

Nas aulas, aprenderam sobre os símbolos do Rio Grande do Sul e confeccionaram, com materiais diversificados, as próprias versões. Para o encerramento, os CTGs Laços da Amizade e Rincão da Lealdade fizeram apresentações de danças, que também são parte das tradições Gaúchas.

Aqui, no ESI São Carlos (Colégio São Carlos), nossos alunos são ensinados a enaltecer cultura do Rio Grande do Sul, como maneira de ampliar os conhecimentos e, assim, respeitar e entender a importância para todo o país.