17.9.2021

A história por trás do 20 de setembro

A data marca o início da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, uma revolta regional contra do Governo Imperial do Brasil, com o intuito de separar o Rio Grande do Sul do Império Brasileiro

Liderado por Bento Gonçalves, o combate resultou na declaração da independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem a República do Piratini, que teve duração aproximada de 7 anos.

De acordo com o professor de História do São Carlos, Claudiomar Oltramari, “no 20 de setembro, comemoramos o Dia do Gaúcho. O dia que marca, para o Brasil, a revolta civil mais longa da sua História (1835-1845) e, para o Estado do Rio Grande do Sul, a data mais importante do nosso calendário. Assim, a comunidade gaúcha homenageia um dos episódios históricos mais importantes. A data ganhou mais destaque quando o Decreto número 36.180, de 18 de setembro de 1995, quando passou a ser feriado no Estado”.

Durante a semana, os alunos do Colégio ESI São Carlos (Colégio São Carlos) participaram de atividades especiais. Foram realizados momentos de canto do Hino do Rio Grande do Sul durante os turnos, aulas específicas sobre o tópico e, também, o uso de vestes tradicionalistas foi incentivado para alunos e professores.

Entender a história local, bem como as tradições envolvidas nos fatos marcantes, contribui para a educação dos alunos, com o objetivo de valorizar a história do Estado onde nasceram, assim como a importância para todo o país.