12.8.2022

30ª Feira do Livro – Ler Transborda o Ser

30ª Feira do Livro – Ler Transborda o Ser

Entre os dias 10 e 12 de agosto, aconteceu a 30ª Feira do Livro do Colégio São Carlos, que trouxe o tema “Ler Transborda o Ser” e foi organizada pela Coordenação Pedagógica do Colégio juntamente com a equipe da Biblioteca. A Feira contou com uma intensa programação, a qual ganhou vida no cotidiano escolar, onde professores e alunos leram, refletiram e se expressaram por meio das diversas formas de arte: textos, poesias, músicas, artesanatos e pinturas.

Os alunos do Colégio São Carlos puderam viver intensamente a programação, participando  de contações de histórias, conversas com autores e ilustradores, palestras, produções textuais, oficinas de música e muita interação com os convidados e personalidades homenageadas.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes: a Diretora do Colégio São Carlos, Marina Matiello, a Gerente da Educação da AESC (Associação Educadora São Carlos) Carina Scheneider, o Bibliotecário da Secretaria Municipal da Educação, Marcelo Ribeiro Bohm, o Diretor da Biblioteca Pública, Cássio Felipe Immig, o Vereador José Dambrós e o Presidente da APM (Associação de Pais e Mestres) Edison Alex Costa.

O Patrono da 30ª Feira do Livro do Colégio São Carlos, Volnei Canônica, é fundador e presidente do Instituto de Leitura Quindim, responsável pelo desenvolvimento de projetos sociais de estímulo à leitura, agente cultural, mediador de leitura e autor do premiado livro “Tanta chuva no céu”, cujo tema central é a perda, que foi trabalhado durante o primeiro semestre pelos alunos de 5º a 9º ano, trazendo reflexões necessárias, principalmente nesse momento pós-pandemia.

Como autor homenageado, André Neves, que além de autor é ilustrador e atualmente se dedica à promoção da leitura e participa de exposições individuais e coletivas na área da imagem.

A personalidade homenageada, Chiquinho Divilas é Educador Social, Rapper e Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social.

A Feira também contou com a presença do Ilustrador Lucas Leite, da Contadora de Histórias e educadora, Aline Luz e da Psicóloga eespecialista em educação, Marta Eberle. Ambas conversaram com os alunos sobre temas atuais e dinâmicos.

As livrarias parceiras presentes no evento foram: o Instituto de Leitura Quindim, Do Arco da Velha, Paulus e Paulinas que disponibilizaram livros de diferentes gêneros com alta qualidade literária.

A escolha dos homenageados foi realizada por meio de critérios importantes, como, a qualidade de suas obras, temas que conversassem com valores e vivências atuais e a ação social desenvolvida pelos mesmos.

Para além da contribuição literária, os projetos sociais criados pelos convidados, propiciaram um olhar aguçado para as vulnerabilidades e necessidades humanas, ressignificando para os participantes da Feira, as relações com a sociedade em que estão inseridos.

Após o período que vivenciamos na pandemia, a Feira do Livro do Colégio São Carlos retornou com uma diversidade de obras qualificadas e que possibilitaram aos participantes, enxergar além, admirar o belo e o estético e analisar as diferentes culturas permeadas nas artes. Como afirmava Scalabrini: “para fenômenos novos, organismos novos, adequados à necessidade”.

Agradecemos a todos os envolvidos e participantes da 30ª Feira do Livro “Ler Transborda o Ser”, que certamente ficará marcada na história do Colégio São Carlos.

Últimos Posts