27.3.2023

Alunos recebem a Coleção Identidade de 2023

Durante o mês de março, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio ESI São Carlos, receberam a Coleção Identidade e conheceram mais histórias sobre a Turma do Bem. Os livros são parte do programa de Evangelização que acontece junto a Pastoral Escolar Scalabriniana, com conteúdo de orientação cristã e propostas de vivência de valores.

A Coleção Identidade foi criada em 2019, e apresenta alguns personagens que acompanham as crianças em sua formação. Estes são a Turma do Bem, representados pela imagem de cinco crianças, sendo uma brasileira e as demais migrantes de diferentes países (Itália, África, Austrália e Índia). Cada personagem traz consigo as riquezas e as diversidades de seus próprios países e juntos convivem pautando suas vida sem valores. Assim, de maneira lúdica e fundamentada, a formação cristã e cidadã é construída.

O material está alinhado ao Projeto Político Pedagógico da Rede ESI (Educação Scalabriniana Integrada) junto às Diretrizes da Pastoral Escolar (DPE) e em consonância com o carisma da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, oportunizando o conhecimento do trabalho e testemunho de São Scalabrini, Madre Assunta e Padre José Marchetti.

O principal objetivo da Coleção é evangelizar a Comunidade Escolar, buscando sensibilizar os alunos através da Vivência dos Valores da Congregação: acolhida, itinerância, respeito as diferenças, comunhão na diversidade e da solidariedade.

A proposta da Identidade busca promover a evangelização e a vivencia da espiritualidade Scalabrinianos por meio de uma linguagem própria da infância, resultando em construções significativas para o desenvolvimento e o crescimento de uma vida alicerçada em Valores.